Encerramento da primeira turma de “Agente de Desenvolvimento Cooperativista” de Rondônia
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) em parceria com o Senac realizou na última quinta-feira, 11.10, o encerramento da primeira turma de “Agente de Desenvolvimento Cooperativista”, de Rondônia.
Durante o encerramento os alunos apresentaram o último projeto integrador do curso, sobre “Análises do Fluxo de Documentos e dos Processos Administrativos e Gerenciais para Compor e Gerir uma Cooperativa”, onde explanaram e debateram sobre o assunto.
“O Senac executou o primeiro curso de agente de desenvolvimento de cooperativa no Estado de Rondônia, com uma turma diversificada, unida e com muita vontade de aprender, com jovens cheios de vida, esperança, e anseios de contribuir para a transformação da realidade de suas comunidades, associações, aldeias e sociedade. O brilho nos olhos os motiva, e nos motiva a prosseguir nesse processo da construção e multiplicação dos saberes”, completou, gerente do Senac Pimenta Bueno, Neila Giron.
“Foi gratificante colaborar com uma instituição como o Senac, executando pela primeira vez este curso na cidade, principalmente em ouvir dos alunos que esperavam ansiosamente por este curso, a palavra que define esse momento é gratidão”, ressaltou o professor Eraldo Sant’Ana.
O também professor do curso, Eduardo Soares, aproveitou a oportunidade e ressaltou a importância de profissionais qualificados na área. “Sabemos que Rondônia é um estado do agronegócio e isso inclui a agricultura familiar e, para alavancar essa economia é necessária a preparação de profissionais de qualidade, nada melhor do que jovens com capacidade e vontade que são os estudantes do Instituto Abaitará. Um pouco que tive com eles, pude perceber essa vontade e determinação para melhorar a realidade onde vivem. Nesse contexto estão buscando uma alternativa de negócio muito interessante e apropriada para isso: o Cooperativismo. Parabéns ao Idep, Senac e o Instituto Abaitará pela ideia e trabalho de incentivar uma forma coletiva e eficiente de trabalho na região”.
Ao final, emocionados, os alunos Dhuliana Pascoal e Adilson Canoe, agradeceram a oportunidade de realizarem o curso através de uma das melhores instituições de ensino do país, e ainda completaram dizendo ser muito importante para a melhoria de suas comunidades indígenas.
Fonte: Senac Rondônia