Pirarucu Rondon é apresentado ao Brasil no Programa Bem Estar
Quase três anos após ser lançado, o Pirarucu Rondon, prato genuinamente criado em Rondônia, e reconhecido pelo Governo do Estado e Ministério do Turismo, começa a ficar mais popularizado nacionalmente. A receita já foi apresentada nas grandes cozinhas do País, nos grandes eventos gastronômicos do setor turístico e hoteleiro, mas agora está ficando mais notado e requisitado em programas de televisão.
Na manhã de terça-feira 17.04, uma equipe da Rede Globo gravou na cozinha do Senac Esplanada, todo o preparo do prato e entrevistou o cheff Manoel Evangelista, um dos criadores da iguaria e conversou, durante uma sessão de degustação, com três representantes do Sistema Fecomércio-RO. A matéria vai ao ar na próxima sexta-feira 20.04, no Programa “Bem Estar”, da Rede Globo.
O vice-presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE, Gladstone Frota esteve na degustação e foi um dos entrevistados do programa. Segundo ele, o prato tem a cara da região Amazônica, já que é feito apenas com produtos regionais. “É um prato genuinamente amazônico. Conseguimos desenvolver uma comida que tem tudo a ver com a nossa culinária regional”, comentou.
Quem também participou da degustação foi a consultora da Presidência da Fecomércio-RO, Cileide de Macedo, que destacou o processo de popularização do prato no Estado. “O Pirarucu Rondon já é reconhecido também pelo Governo de Rondônia, através de Portaria da Superintendência de Turismo. Já apresentamos o prato em várias feiras agropecuárias do Estado para incentivar o consumo do pirarucu. É uma experiência econômica que vem dando certo”, ressaltou.
A diretora financeira do Senac Rondônia, Gisele Araújo, disse que o Pirarucu Rondon é motivo de orgulho para o Sistema Fecomércio-RO e parabenizou os cozinheiros do Senac que desenvolveram o prato em parceria com outros chefes de cozinha da capital. “Através dessa união foi possível desenvolver um prato onde o próprio Estado é homenageado, através do nome Rondon. Temos hoje uma iguaria que está sendo popularizado em todo o País, o que sempre para nós é motivo de orgulho”, finalizou.
PRATO
A receita do “Pirarucu Rondon” tem cinco ingredientes e leva até 35 minutos para ficar pronto. Segundo o chefe Manoel Evangelista, o prato é composto pelo pirarucu, jambu, macaxeira, batata doce, tucupi. Desde que foi criado, o cheff Manoel já realizou várias capacitações de cozinheiros dentro e fora do Estado. O prato foi reconhecido como Prato Oficial da Capital pela Superintendência Estadual de Turismo, em 2016, por meio da Portaria nº 18 da Setur.
Fonte: Fecomércio/RO