Projeto Integrador sobre atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social atende imigrantes venezuelanos
Alunos do curso Aprendizagem Comercial Profissional em Serviços Administrativos do Senac Esplanada realizaram, no último dia 18 de fevereiro, um projeto integrador com o tema “A diversidade no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social – Imigrantes Venezuelanos”.
O objetivo do projeto foi articular e contribuir no desenvolvimento de competências, que constituem o perfil profissional do curso, sendo recepcionar, atender pessoas, organizar e operacionalizar procedimentos.
“O projeto foi incrível, nos proporcionou momentos de muita alegria e comunhão, e além de tudo, o principal, permitiu que nos colocássemos no lugar deles e sentíssemos a dor que é estar longe da família, em outro país, passando por todo tipo de dificuldade em busca de algo melhor, é muito difícil. Independente da diferença de cada um, todos somos seres humanos, precisamos nos solidarizar e ajudar”, disse a aluna Mariana Paiva.
A atividade contou com doação de produtos de higiene, oficina de marketing pessoal, preparação de currículos, bazar e oficinas sobre aproveitamentos de alimentos. Ao todo, 80 venezuelanos, entre adultos e crianças, participaram da ação.
“Através deste projeto, conseguimos mostrar para eles que independentemente de estarem vindo de outro país, estaremos sempre à disposição. A oportunidade de ajudar essas pessoas que estão vindo de uma migração, em um cenário político caótico, agrega uma experiência de vida incrível a nós, agradeço ao Senac pela iniciativa e por nos escolher para realizar essa atividade”, completou o aluno, Otávio Galvão.
O projeto proporcionou a população venezuelana, a quebra da barreira da integração que muitos deles enfrentam, apesar do bom nível educacional e profissional que possuem. “O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac estará sempre disposto a contribuir para que novos projetos como esse venham atender pessoas em situação de vulnerabilidade, integrando-as à sociedade e proporcionando um novo recomeço”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e vice-presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho.
O projeto possibilitou, aos jovens aprendizes, reflexões sobre a necessidade e a importância de cultivar valores, atitudes, gestos e ações que tornem o mundo mais humano, justo e solidário.
Fonte: Senac Rondônia