Técnico em Enfermagem
Período
Unidade
Senac Cacoal
Veja mais cursos do Segmento
Sobre o curso: Diante do crescimento populacional, o aumento da expectativa de vida, a maior conscientização da população com relação à prevenção de doenças e a crescente preocupação com a saúde e bem-estar aumentou a demanda por serviços públicos e privados de saúde. O técnico de enfermagem é um dos profissionais da área de saúde presta assistência a indivíduos e grupos sociais, atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença.
Mercado de trabalho: Atua em hospitais, clínicas, ambulatórios, diferentes serviços e programas de saúde pública, unidades de pronto-atendimento, consultórios, centros de educação infantil, escolas, instituições de longa permanência (ILP), além de realizar atendimentos home care e pré-hospitalares.
Estratégias de aprendizagem: As aulas são desenvolvidas no laboratório de enfermagem do Senac/RO, reproduzindo situações reais do contexto profissional sob mediação do docente. Por isso, o aluno executa procedimentos relativos à humanização do cuidado, à segurança do paciente e à postura profissional, garantindo a assistência dos indivíduos sob seus cuidados. Também faz parte do processo de formação, o estágio supervisionado, realizado pelo aluno durante 600 horas, em hospitais, clínicas e escolas, sob a supervisão de um preceptor.
Conhecimentos abordados:
Primeiros socorros: conceitos e finalidade. Cena do acidente: avaliação e características. Proteção e segurança da vítima e do socorrista: Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), cena do acidente, contaminação. Socorrista X profissional da saúde: diferenças na atuação.
Serviços disponíveis para o atendimento emergencial: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Bombeiros. Suporte básico de vida: conceito, manobra primária – Compressão, Boa ventilação e Abertura das vias aéreas (CBA) e protocolo. Desfibrilação externa automática (DEA): finalidade, manuseio, manutenção e cuidados. Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs);
Política Nacional de Humanização (Ministério da Saúde): conceito.Evolução histórica da saúde no Brasil e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS);• SUS: Lei n° 8.080/90 e Lei n° 8.142/90 – conceito, princípios, estrutura, diretrizes, políticas e programas de saúde. Segurança do paciente: Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), proposta, diretrizes, metas e aplicabilidade. Lei do exercício profissional. Código de ética: definição, finalidade e aplicabilidade. Conselhos de classe e órgãos colegiados: Cofen, Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). Protocolos, manuais, POPs: definição e aplicabilidade. Serviço de controle de infecção hospitalar – finalidade, aplicabilidade e Competências em Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
Educação para saúde: conceito, processo educativo, métodos e técnicas utilizadas no trabalho educativo.
Programa de Gerenciamento de Resíduos: definição, finalidade e legislação vigente. Programa Prevenção de Risco Ambiental: definição, finalidade e legislação vigente.
Anatomia e fisiologia dos sistemas. Microbiologia. Parasitologia.
Doenças transmissíveis: agente infeccioso, reservatório, período de transmissibilidade, sinais e sintomas, período de incubação, diagnóstico, complicações, ações preventivas, combate, controle e erradicação. Doenças crônicas não transmissíveis: hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, câncer;
Propriedades nutricionais dos alimentos: energéticos, construtores e reguladores. Tipos de dieta: hipossódica, pastosa, líquida, específica para diabético, hipertenso, hiper e hipocalórica. Restrições alimentares. Desnutrição energético-proteica.
Higienização das mãos: tipos, conceitos, finalidades e orientações do Ministério da Saúde.
Segurança do trabalhador: biossegurança: definição, legislação, prevenção de infecções em profissionais da saúde. Tipos de acidentes de trabalho. Ergonomia. Procedimentos e equipamentos de proteção. Manipulação e descarte de materiais perfurocortantes. Cobertura vacinal dos profissionais de saúde. Importância da notificação dos acidentes. Imunização: definição, finalidade, calendário vacinal, reações adversas, busca ativa, campanhas. Imunobiológicos: controle, estoque, armazenamento, rede de frio e transporte.
Hospital: história, classificação e tipos. Organização, estrutura e o funcionamento da Enfermagem nas instituições de saúde pública e privada: hospitais, clínicas, ambulatórios e unidades básicas de saúde. Escalas de serviço: finalidade e tipos.
Teorias da enfermagem: conceitos, tipos, aplicabilidade. Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Indicadores de qualidade na assistência: finalidades e aplicabilidade. Equipe de trabalho. Registros de enfermagem: finalidade, aspectos legais e critérios norteadores das anotações. Checagem dos procedimentos: prontuários: tipos, aspectos legais, finalidade, estrutura e equipe multiprofissional de saúde; trocas de plantão;relatórios: tipo assistencial (anotação da enfermagem, evolução de enfermagem, gráficos e sinais.
Higiene e conforto: conceito, finalidade e tipos. Noções das necessidades humanas básicas afetadas em todo ciclo vital – teoria de Wanda Horta. Atendimento hospitalar X domiciliar: diferenças. Cuidados paliativos. Eutanásia e distanásia: conceitos e diferenças. Finitude e morte. Cuidados pós-morte: preparo do corpo, aspectos legais e éticos. Úlceras por pressão: definição, causas, estágios, tratamento, prevenção e protocolo, de acordo com o Ministério da Saúde. Calor e frio: definição, finalidade, diferenças, tipos. Segurança do paciente: protocolos de identificação e prevenção de quedas.
Administração de medicamentos pelas vias oral, tópica, vaginal, retal, endovenosa, subcutânea, intramuscular, sublingual, intradérmica, auricular, ocular, inalatória. Segurança do paciente: medidas de segurança na administração de medicamentos. Limites entre a atuação dos profissionais da farmácia e enfermagem. Cálculos aplicados ao preparo e administração de medicamentos. Sistema ABO e Rh. Reações pré e pós-transfusionais. Higienização das mãos: tipos, conceitos, finalidades e orientações do Ministério da Saúde. Tecnologias disponíveis: tipos de tubos e frascos, dispositivos de punção venosa e equipamentos. Material biológico. Exames diagnósticos. Preparo: orientações, posições, administração de contraste oral e parenteral (tipos, dosagens, segurança do paciente, sinais e sintomas de reações). Riscos pré-analíticos nas coletas. Acondicionamento e transporte de materiais biológicos. Medidas de biossegurança e práticas de segurança para o usuário. Rede venosa.
Saúde mental: evolução histórica e da psiquiatria no Brasil. Políticas de saúde relativas à saúde mental. Noções básicas de psicologia. Teorias da personalidade. Formação da identidade. Desenvolvimento psicossexual. Afetividade humana. Acompanhamento, reintegração e tratamento de indivíduos com sofrimento psíquico. Instituições de saúde mental: Centros de Atenção Psicossocial (Caps), hospital dia, hospital psiquiátrico, ambulatório de saúde mental. Transtornos mentais: tipos, etiologia, sinais e sintomas. Farmacocinética e farmacodinâmica. Psicofármacos. Fármacos utilizados para tratamento de transtornos mentais: ação e efeitos dos medicamentos.
Ginecologia e obstetrícia: história, definição e fundamentos. Sinais e sintomas da gestação. Anatomia e fisiologia das mamas. Pré-natal, realização de exames laboratoriais e vacinação. Tempo gestacional. Alterações emocionais da gestação: depressão pré e pós-parto. Complicações da gestação: aborto, diabetes gestacional, hipertensão gravídica, descolamento prematuro de placenta, grávida com câncer, entre outros. Sinais de trabalho de parto e assistência de enfermagem à parturiente no período puerperal mediato, imediato e tardio. Morfologia fetal (do embrião ao feto). Tipos de parto. Binômio mãe-filho. Alojamento conjunto x berçário. Tecnologias aplicadas ao centro obstétrico e berçário. Classificação do recém-nascido: termo, pré-termo e pós-termo. Fisiologia e características do recém-nascido. Teste do pezinho, auditivo (orelha) e oftalmológico (reflexo córneo-palpebral). Farmacologia.
Clínica Cirúrgica do Centro Cirúrgico, da Recuperação Anestésica e da Central de Material e Esterilização: estrutura, organização e rotinas. Características do período perioperatório. Insumos, materiais e equipamentos utilizados no período perioperatório. Tipos de exames realizados no período pré-operatório (risco cirúrgico). Preparo do usuário para diferentes tipos de cirurgia. Tipos de cirurgias: classificação e indicações. Complicações nos períodos trans e pós-operatório. Terminologias cirúrgicas. Farmacologia. Feridas cirúrgicas: tipos, características, fases do processo, fatores que interferem na cicatrização e complicações. Curativos cirúrgicos: tipos, finalidade, tecnologias disponíveis. Tempos cirúrgicos: diérese, preensão, hemostasia, exposição, sutura. Tipos de fios cirúrgicos. Instrumental e material especial para cada tempo cirúrgico. Métodos de esterilização. Processo de limpeza/desinfecção.
Urgência e emergência: definição, finalidade e diferenças. Situações de urgências e emergências. Estrutura física e organização das equipes de urgência e emergência. Tipos de atendimentos de urgência e emergência: pré-hospitalar, hospitalar, UPAs e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Classificação de risco em pronto-socorro: protocolos. Suporte avançado de vida: conceito, diferenças entre os protocolos de atendimento básico e avançado. Desfibriladores: tipos e técnicas de utilização. Carro de emergência: organização, principais materiais, equipamentos, medicamentos. Farmacologia.
Oncologia: conceito, tratamentos, métodos diagnósticos. Quimioterápicos. Hemodiálise. Nutrição parental. Neonatologia. Desequilíbrio hidroeletrolítico e desequilíbrio acidobásico. Monitorização da pressão arterial. Pressão venosa central.Diálise peritoneal. Arritmia cardíaca. Marcapasso. Desfibrilação elétrica: finalidade e tipos. Ventilação mecânica. Farmacologia.
Morte cerebral: normas legais, manejo familiar, métodos confirmatórios e doação de órgãos.
Requisitos de acesso:
Escolaridade: concluído ou cursando no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio.
Idade Mínima: 18 anos
Documentos necessários: Documento de identidade; CPF; Comprovante de escolaridade; Comprovante de residência.
Carga horária: 1.800 h/a. O curso será desenvolvido com 4 horas diárias, terá a duração de 450 dias, ou seja, em torno de 20 meses e meio.
Descontos: Público em Geral – 15% desconto à vista, Comerciários Contribuintes – 30% desconto à vista e 20% de desconto no Parcelamento, e Conveniados ao Sitracom ou ASTIR – 30% desconto à vista ou 20% de desconto parcelado.
Investimento: R$ 7.680,00
Condições de pagamento: À vista: Boleto ou cartão de débito com desconto. Parcelamento em até 30x no cartão de crédito ou boleto bancário*.
*Sujeito a avaliação de crédito.
